segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Bolachas amarelo-puro

A amizade é o sentimento mais puro e mais verdadeiro de todos - disse-lhe eu, no decorrer de uma conversa em que ele se perguntava se os amigos durariam para sempre - Então e porquê? - acabou por me perguntar. - É simples: tu gostas dos teus pais porque foi assim que te ensinaram, a gostar deles. A verdade é que quase ninguém se pergunta porque é que gosta dos pais, ou do irmão, ou da tia, simplesmente gosta. Não foste tu que os escolheste e acabarás eventualmente por gostar mesmo deles, mas foi uma relação imposta, não tiveste livre arbítrio. E nunca te conseguirás livrar desse laço, quer gostes deles ou não. Com os amigos não é assim. Tu escolheste-os, e só permanecem se tu assim o quiseres. - ele ficou a pensar naquilo que eu lhe disse até que - Então e o amor? Também somos nós que o escolhemos... -  Ainda pensei em lhe dizer que não, que o amor é outra coisa à parte. Porque tu não escolhes por quem te apaixonas, simplesmente acontece, mas previ mais uma série de perguntas e achei melhor não complicar - Oh, o amor é uma evolução da amizade. - Achava que aquilo serviria para acabar com as perguntas. Não me apetecia aquele tema, ainda mexia demasiado comigo - Evolui como um pokemon?! - Lá estava ele outra vez - Sim, como um pokemon. Só que na amizade existem vários pikachu, aqueles que nunca evoluem para amor mas que são cada vez mais fortes.

4 comentários:

Dá aí a tua opinião