quinta-feira, 26 de maio de 2011

Bolachas mais IVA

"chamada 0,60euros +IVA !"
É com qualquer coisa deste género que eu acordo da minha maravilhosa sesta em frente á televisão enquanto está a dar o "boa tarde" na SIC, isto porque a conversa interessantíssima parece musica de embalar aos meus ouvidos, mas adiante, é com esta frase que eu acordo e penso "Mas porque é que não põem logo o preço definitivo?" (sim, eu tenho destes pensamentos quando acordo)
O IVA é nada mais nada menos do que uma maneira bastante subtil de fazer marketing: pomos o preço (sem IVA) bem grande e bem florescente e depois uma notinha de rodapé que diz "mais IVA", torna-se enganosa uma propaganda assim, é até indecente. Mas se formos a pensar, é até bastante realista. de certa forma acabamos sempre por pagar mais do que aquilo que achamos seja em bolachas, em chamadas telefónicas, em conversas ou mesmo na vida. 
Achamos nós que aquela conversa num tom de brincadeira não passa disso mesmo, de uma brincadeira. E depois vimos a descobrir que essa pessoa percebeu tudo ao contrário e que levou aquilo a sério. Acabamos por ter que pagar qualquer coisa que não estava nos nossos planos, e é assim a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dá aí a tua opinião