quinta-feira, 31 de março de 2011

Bolachas artisticas

À uns tempos, estivemos a discutir o que era considerado uma obra de arte. E, como apoio à discussão, acabamos por ver um filme que mostrava umas crianças de 5 anos a fazerem pinturas com as mãos numa tela. Depois a rapariga do programa levou essa mesma tela para uma exposição super-conhecida em Espanha e, colocou-a numa parede. De seguida perguntava às pessoas que estavam a ver a exposição o que achavam daquele quadro e em quando o avaliavam. Ouviu-se os maiores disparates de sempre: Começando em milhares de euros e acabando com o comentário de um senhor entendido em arte: "o autor tinha muita tensão sexual reprimida" (não esquecer: foram crianças de 5 anos que o fizeram).
Esta história serviu apenas para suportar uma grande teoria: Um pintor/escultor/outra coisa qualquer faz uma grande obra, aliás, uma obra extraordinária! A partir daí, qualquer risco que façam é uma obra de arte. 
"Ai mas tu não entendes o conceito de arte e blá blá blá" Companheiros, não sou propriamente uma profissional na matéria, mas possas pah! um risco e tornas-te arte?! ; "Ah e tal, mas tu não fizeste! isso é tipo o ovo de colombo! depois de feito parece fácil! é preciso ter a ideia" pois... mas há coisas que são relativamente escusadas de fazer, tipo um risco!

Uma coisa é certa: arte é uma coisa tão complicada de definir... Onde eu vejo arte, tu não vês. E, tu vês arte onde ela não existe, para mim. É tudo tão relativo...



para quem quiser ver o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=nsY5qhf1Rwo
(eu tentei encontrar o original, mas não consegui. foi o melhor que deu...)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dá aí a tua opinião